No More Takes: abril 2011

sábado, 9 de abril de 2011

Retrato




Anda para aí muito desencanto geracional. Não é para admirar. Atrevo-me a dizer que esse vírus contagiou tanto português que o habitual generation gap ficou encurtado até à dimensão de uma fresta. A pouca luz que passa pela pequena abertura banha com fracasso todos os lusitanos do território nacional.

O que é realmente digno de espanto são as celeumas com as nomenclaturas geracionais, a escolha de hinos e as discussões sobre o grau de literalidade dos poemas das canções que servem de suporte ao desencantamento nacional.

Mas todo esse desassossego pátrio não passa de um enorme passatempo domingueiro.

Tenho para mim que as palavras mais cruéis, porque mais mordazes, dirigidas à geração pós 25 de Abril saíram da boca de JP Simões. O álbum 1970 foi um verdadeiro vendaval musical que varreu meia dúzia de ipods ou discmans. Isto em 2007.

sábado, 2 de abril de 2011

Mano a Mano VIII - Front 242 + Detachments

A fechar este Mano a Mano, o single Fear No Fear dos Detachments que deu boas vindas ao àlbum de estreia. Desta vez não emprestando trejeitos industriais obscuros dos anos 80, mas fortemente influenciado por toda uma década de Manchester - um bizarro piscar de olhos à batida dos New Order, a ginga do baixo bem mais A Certain Ratio que Hookie, e synth ácido para um final de noite no Haçienda.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mano a Mano VIII - Front 242 + Detachments

Geography despede-se com a última pista, num manifesto lírico e esparsidade sonora que choca com a claustrofobia teutónica que até então dominava o àlbum. Kampfbereit: