No More Takes: Primo distante da BD

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Primo distante da BD

O Livro dos Mortos, Tribunal de Osíris, encontrado num túmulo egípcio, c. 1285 a. C.
Embora o título sugira uma evolução dentro do género da banda desenhada, a intenção é sublinhar as semelhanças e as diferenças das soluções encontradas pelos artistas para contarem histórias. O percurso da BD enquanto género tem sido árduo. Importando elementos de outras artes - o cinema, a ilustração, a literatura - na sua matriz para construir uma identidade, ainda é vista como uma espécie de literatura menor ilustrada. Talvez o problema da afirmação identidária da BD passe por uma crença infundada da impossibilidade de associar a palavra com o desenho para dar corpo a narrativas. Mas porque não fazê-lo?
A figura em cima retrata um julgamento que ainda faz eco no imaginário religioso actual. Após a morte, a alma comparece no tribunal de Osíris, o primeiro rei-deus a governar o Egipto. Este encontra-se sentado no trono, ladeado por Ísis, sua esposa. Enquanto o defunto se confessa, o seu coração é pesado. Quem dá conta do resultado da pesagem é Tot, deus da sabedoria. Se o coração for mais pesado que uma pena de avestruz, o defunto será devorado por uma espécie crocodilo mutante acocorado junto à balança. A vida eterna depende de um coração leve. Leve como uma pena.
A gravura ajuda a compreender o problema da morte na civilização egípcia, bem como o principal objectivo artístico no Antigo Egipto: assegurar o bem estar da alma após a morte. Este último ponto relaciona-se de muito perto com a relação entre a crença da imortalidade da alma e a construção de pirâmides para os Faraós, encarnações de deuses na terra.
Mas há uma coisa que me interessa mais neste momento. Esta gravura está inserida no Livro dos Mortos. Como podem reparar facilmente há hieróglifos por cima das cabeças das personagens desta história. É certo que não sei lê-los, nem tão pouco quero sugerir que funcionem como balões de conversação. No entanto, com um conhecimento mínimo do contexto e das personagens, facilmente vimos o desenrolar de uma estória, com poder suficiente para prender a nossa atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário