No More Takes: [W+D-d]TQ/MNa = Blue Monday

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

[W+D-d]TQ/MNa = Blue Monday

Clima e humor têm uma relação longínqua. Se o frio aperta e a chuva nos molha o cachaço, o espírito ressente-se. Se há uma nesga de sol para aquecer a malta, tudo fica jóia. O bom e velho senso comum lá foi sedimentando a mais velha correlação do mundo.

E se essa crença partilhada fosse quantificável? O psicólogo Cliff Arnall juntou umas quantas variáveis contextuais e disposicionais para chegar à cristalina fórmula [W+D-d]TQ/MNa. Passemos à descodificação. “C” representa o estado do clima,  “D” corresponde às dívidas adquiridas durante a época do Natal e que agora terão de ser pagas, “d” significa os custos monetários relativos ao mês de Janeiro, “T” é o tempo que passou desde o Natal. Já a letra “I” representa o intervalo de tempo desde a última tentativa falhada de abandonar um mau hábito. Lembram-se das clássicas promessas de fim de ano? Fazer mais desporto, desistir do tabaco, melhorar a alimentação? Pois bem, parece que o hábito die hard para a maioria de nós. Por fim, “M” são as motivações pessoais e “NA” a necessidade de fazer alguma coisa para mudar de vida.
Trocando as letras por números, [W+D-d]TQ/MNa = 24 de Janeiro = dia mais tristonho de 2011. O ano passado o zénite da tristeza calhou a 17 do mês. Arnall prefere que as pessoas usem este resultado como fonte de reflexão. Psicometrices da psicologia positiva à parte, vou usá-lo como pretexto para recordar a única segunda-feira melancólica que me alegra.


2 comentários:

  1. Ora cá está o meu primeiro comentário.

    Pronto, adeus!


    Nãooo, antes quero ainda dizer que vou roubar-te esta música para alegrar o resto desta (ainda) segunda-feira aparentemente triste.

    ResponderEliminar
  2. Gatuno que pilha ladrão tem cem anos de perdão? Diz que sim.

    ResponderEliminar